António Lobo Antunes
O meu escritor português (contemporâneo) preferido dá hoje uma entrevista ao Vitor Serpa n’A Bola que é algo de extraordinário. Um desencantado do futebol mas amante do nosso Benfica, fala como ninguém dos futebois ca do burgo… Eis alguns excertos.
O futebol deixou de ser um desporto. Naquele tempo havia um deprimido debaixo dos paus e dez eufóricos a mandar brasa e, disso, eu gostava. [É ou não uma imagem fabulosa!?!?!]
[Sobre Cristiano Ronaldo] Quer que eu seja sincero? Não me dá prazer vê-lo jogar. Dava-me prazer o Coluna e o Zé Aguas, esse sim, que foi dos jogadores mais elegantes que vi jogar.
Começo a perder a paixão quando o Benfica começa a deixar de ser Benfica. Ao contrário do FCPorto fundado por banqueiros, ou do Sporting, fundado por Viscondes, o Benfica foi fundado por casapianos. Teve um tipógrafo como presidente (…) sempre foi um clube do povo e por isso é tão grande!(…) Lembro-me no Liceu de dizer que era do Benfica e os meus colegas responderem – Isso é clube de gente pobre.
[sobre a selecção] Sou quase como José Cardoso Pires. Ele dizia: Não sou do Benfica, sou do Néné. Eu digo: não sou da Selecção, sou do Benfica.
[sobre a situação actual do Benfica] Sabe, gosto deste treinador. Li umas coisas que gostei.
É irresistivel a imagem do deprimido debaixo dos paus… Acho que dá para perceber o porquê de gostar tanto dele! E pode ser que motive o nosso escriba que ainda não falou a dizer qualquer coisita aqui no boteco!
Outubro 18, 2008 às 9:41 pm
Sabem, gosto deste Treinador, da sua Equipa, do Director Desportivo e desta nova faceta do nosso Presidente, calado!!!
Um aparte:
Liverpool 3 – 2 Wigan Athletic (segunda jornada consecutiva em que viram um resultado desfavorável)
1.FC Köln 1 – 0 Energie Cottbus (3ª vitória seguida no campeonato e Petit acaba mais um jogo sem amarelo, estranho!!!)
Com interesse:
Hertha Berlim 2 – 1 Estugarda (actual 4º classificado no campeonato)